quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Face à Face...

Por que não eu? Ah! Ah! Por que não eu?... Essa é a pergunta que fazem milhões de pessoas que acompanham as redes sociais. Pelo menos é a conclusão a que chegaram alguns especialistas, segundo uma matéria que saiu no jornal há poucos dias afirmando que o Facebook fomenta a inveja entre as pessoas.

Num mundo em que todos se queixam de não terem mais tempo pra nada, a maioria das pessoas passa o dia na internet, principalmente, no Facebook. Me pergunto: por que será? Acredito que todos querem um pouco do glamour que imaginam existir na vida dos seus ídolos, sempre felizes e sorridentes na Tv, nos jornais e revistas. Cada passo é um flash! Mas será que é sempre assim, 24 horas do dia?
E quanto a nós, "pobres mortais", será que já não estamos suficientemente ocupados com a "nossa" vida real, não no sentido de "realeza" (essa é para pouquíssimos), para ficarmos prestando atenção à vida dos outros? É claro que compartilhar as coisas boas com os amigos é muito bom, mas será que as 345 pessoas da sua lista são realmente suas amigas? Duvido! Amigos são diferentes de "contato"... Amigos te ligam de vez em quando, sabem dos seus planos e compartilham os deles com você, pessoalmente. Estão sempre próximos e, presentes, não digo on-line... a não ser que morem numa cidade distante.
 
Em tempos de Big Brother, a maioria das pessoas querem viver o seu "reality show" mostrando ao mundo o qua fazem e aonde vão... É claro que isso não daria ibope se as pessoas estivessem vivendo, aproveitando cada momento... sendo felizes com o que têm, apreciando as boas coisas que estão ao seu alcance, e sem fazer comparações, ou ostentações, guardando a intimidade para os íntimos.

Será que não estamos querendo viver uma vida idealizada? Com tantos paradigmas de "felicidade", aquele filminho maravilhoso que assistimos de mãos dadas com o nosso amor, com direito a beijinhos e pipocas, no sofá de casa, não será nem de longe aquilo que "sonhamos". Um jantarzinho romântico, por melhor que seja, nunca chegará aos pés daqueles jantares fantásticos que costumamos imaginar... Aquele livro maravilhoso que estamos lendo, não caberá nos assuntos que estão "bombando" na rede... O almoço gostoso que tivemos com a família no domingo, só será digno de ser "postado", se for no melhor restaurante da cidade, para que todos possam "curtir"... ou morrer de inveja, é claro! Aquela viagem pra casa de praia já não tem graça, enquanto os outros postam as mais "incríveis" fotos da semana... as férias no Caribe, o cruzeiro pelas Ilhas Gregas, o final de semana na Ilha de Caras... Tudo tem que ser "the best", sensacional e glamouroso, rostos sorrindo o tempo todo... quase uma obrigação.
 
Encontrar a "nossa" dose de felicidade diária é um exercício que começa por aprender a "enxergar" a beleza que está por trás das pequenas coisas, dos pequenos gestos e dos acontecimentos cotidianos. Apesar de não terem todo o "glamour" que gostaríamos que tivessem, para se tornarem pelo menos parecidos com o que vemos na mídia, elas são reais, e é isso o que importa. Não que estejamos proibidos de fazermos aquela viagem dos nossos sonhos, de irmos à festas maravilhosas, nem de frequentarmos lugares ótimos. Mas isso não acontece todo dia...
 
Arranjar um tempinho para estar com os amigos ao vivo e a cores é bem melhor do que "acompanhá-los" somente pela rede social. Falar do trivial, dos problemas que todos nós temos, ouvir e ser ouvido, apoiar e dar apoio ao amigo não tem preço... Nada substitui o abraço, a conversa demorada ao telefone, o passeio pelo calçadão, a pelada no domingo, o almoço com as amigas, o passeio pelo shopping e o bate papo com elas.  Deixemos a popularidade para os pop stars, e cultivemos mais a amizade tête-à-tête, como diriam os franceses. A maioria das coisas boas da vida acontecem em OFF..., inclusive na vida das celebridades.
 
P.S. Nada contra as redes sociais, também estou no Face (como dizem), mas bom senso é fundamental! E como diria Miguel Falabella: "Rede social não é lugar para desnudar a alma, publique ideias, mas guarde o coração para quem está perto o suficiente para olhar em seus olhos..." A vida é para ser "curtida" ao vivo e a cores!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário