domingo, 18 de agosto de 2013

Vizinhos...

Existem datas específicas para se comemorar de um tudo, do dia da secretária ao dia do beijo, por exemplo. Mas talvez poucos conheçam uma data que deveria ser lembrada: o "Dia do Vizinho", que se comemora no dia 20 de agosto. “Por isso hoje eu acordei com uma vontade danada de bater na porta do vizinho e desejar bom dia...” 
 
 
Quantas pessoas têm a sorte de ter bons vizinhos? Daqueles que temos a vontade de ver de vez em quando, e que ao darem um bom dia, o fazem realmente desejando que tenhamos um ótimo dia. Mas temos que convir que pare ter bons vizinhos, precisamos nos comportar como tal. E uma coisa é vital nessa relação: o respeito, pois o nosso direito termina onde começa o do outro...

Ter um bom relacionamento com o vizinho é uma arte. Devemos sempre lembrar que não estamos sozinhos e, por isso, é bom avaliar se aquilo que estamos fazendo pode desagradar o outro. Algumas pessoas acham que só por estarem em suas casas podem fazer o que quiserem sem terem que se preocupar com os outros. Dessa forma, desrespeitam os horários de silêncio, incomodam os vizinhos ouvindo música com o som nas alturas, têm cachorros barulhentos, e acham que os filhos podem fazer o que quiserem só pelo fato de serem crianças. Por outro lado, existem os implicantes, os mal humorados, aqueles que não cumprimentam ninguém, e os que tomam conta da vida de todo mundo...
 
Para que a convivência não vire uma guerra, é preciso que sejam seguidas algumas regras, e uma delas e, talvez a mais importante, é se colocar no lugar do outro. Por exemplo: pensar se a música alta ou qualquer outro barulho não irá incomodar ao vizinho, seguir as normas aprovadas pela convenção, no caso dos condomínios. Evitar andar de salto alto dentro de casa, não arrastar móveis, principalmente em horários de silêncio, respeitar a vaga na garagem, são as principais normas da boa conduta entre vizinhos.

Se todos nós pudéssemos escolher vizinhos bem educados, amáveis e discretos, é claro que o faríamos. Então por quê não darmos o primeiro passo nos comportando dessa forma? Já é um bom começo para conviver em paz com a vizinhança. Embora nem tudo dependa de nós, se tivermos boa vontade e um pouquinho de tolerância a maioria das situações podem ser resolvidas de forma amigável.

Algumas atitudes simples podem ser tomadas no dia a dia e demostram a nossa receptividade em relação ao outro, como por exemplo: cumprimentá-los sempre que os encontrar, ser gentil e cordial, fugir das fofocas, ser prestativo, oferecendo seus préstimos quando necessário, e usar o bom senso para resolver  as questões que surgirem.

É bom lembrar que não precisamos ser o melhor amigo do vizinho, mas educação e respeito são fundamentais para um relacionamento harmonioso. Um sorriso, uma gentileza, não custam nada e podem fazer muito bem a todos. Afinal, são eles que estão sempre por perto, e uma convivência harmoniosa é o que sempre desejamos, não é?
 
O Dia do Vizinho é comemorado no mesmo dia do aniversário da poetisa Cora Coralina. Foi ela justamente quem teve a idéia de instituir a celebração. Segundo Cora, o vizinho "é mais que parente, pois é o primeiro a saber das coisas que acontecem na vida gente". E não é que ela tem razao! Pense nisso! 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário