sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cuide bem do seu coração

No próximo domingo, dia 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração. A data serve para lembrar a importância dos hábitos saudáveis na prevenção das doenças que trazem risco à saúde do órgão mais importante do corpo humano.

Cuidar bem do coração, é algo que começa pela prevenção, e isso se faz antes que ele dê o primeiro sinal de alerta.
 
Vários são os fatores responsáveis pelas doenças coronarianas. Além da predisposição genética e da idade, o estilo de vida, a alimentação rica em gorduras e a falta de atividades físicas, estão entre as principais causas das doenças cardiovasculares, segundo os cardiologistas.

No Brasil, ainda não temos o hábito da prevenção, e só nos lembramos de cuidar da saúde quando alguma coisa vai mal. Mas, se adquirirmos o hábito de fazer exames médicos periódicos (check-ups), estaremos em muito contribuindo para o diagnóstico precoce e a prevenção da maioria das doenças, inclusive, as coronarianas.

Porém, não basta fazer os exames, é preciso adotarmos um estilo de vida saudável para eliminar os fatores de risco que causam a maioria das doenças, principalmente, as do coração. O segredo está na prática regular dos exercícios físicos, pelo menos três vezes na semana, aliados a uma alimentação balanceada, e pobre em gorduras saturadas. Outro hábito que também prejudica a saúde é o do tabagismo, que aliado ao estresse e ao sedentarismo estão entre as principais causas das doenças coronarianas.

Como prevenir

Um consenso entre os médicos indica que uma alimentação saudável traz benefícios ao coração. Ingerir alimentos ricos em fibras, como verduras, legumes e frutas, além de cereais integrais, ajudam na redução do colesterol, um fator de risco para o entupimento das artérias. É aconselhável evitar alimentos gordurosos como bacon, presunto, e todos os embutidos. Tentar diminuir o consumo das gorduras saturadas, deixando aquela deliciosa picanha para ocasiões esporádicas. Deixar também os molhos gordurosos à base de creme de leite, as frituras, os biscoitos recheados e crocantes, e os bolos com recheios e coberturas, longe da alimentação diária.

Uma prática que traz benefícios ao coração, segundo os especialistas, é o consumo de uma taça de vinho diariamente, pois ele contém flavonóides. O chocolate também tem efeito antioxidante, o que traz benefícios ao coração, mas, o melhor é o que contém 70% de cacau, já que os demais são ricos em gorduras. E por falar em gorduras, nem todas fazem mal ao coração. Entre as consideradas boas para as artérias, estão o óleo de canola e o azeite de oliva, pois  as gorduras monoinsaturadas presentes nos dois tipos de óleos vegetais ajudam a reduzir as taxas de LDL, o mau colesterol.

Entre as carnes, dê preferência às magras, incluindo na dieta, frango e peixes. Alguns são ricos em ricos em ômega 3 como o salmão, a sardinha e a cavala, ideais para uma alimentação cardio protetora. O consumo regular das castanhas, que podem ser do Pará, de cajú, ou nozes, também ajudam na saúde do coração. Basta uma por dia para se obter o resultado desejado, mais do que isso pode acarretar o excesso de selênio no organismo.

Além disso tudo, é importante reduzir o consumo do sal, dando preferência ao sal light, com menos teor de sódio.

Com a mudança de estilo de vida, devemos dar atenção também à qualidade de vida, adotando uma rotina leve e sem estresse, reservando alguns momentos para o lazer, para estar com os amigos, praticar um hobby, mesmo que seja simplesmente cuidar das plantas ou passear com um animalzinho de estimação.
 
Não precisamos viver como monges budistas, mas evitando os excessos, estaremos cuidando da nossa saúde. Para aproveitarmos as coisas boas da vida, precisamos estar bem. E, se pintar um amor... o coração deve estar 100%, não é?
 
 


Fonte: site minha vida
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário