segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Visitando Teresópolis...

"Aprendi com a primavera a me deixar cortar e voltar sempre inteira".

Com esta frase tão conhecida por todos os que admiram a grande Cecília Meireles, retorno ao Blog depois de alguns dias de ausência. Por coincidência, retorno com o início da primavera, cheia de planos e com saudade dos dias friozinhos do inverno. Mas, não tenho do que me queixar, aproveitei bem a estação e, para fechar com chave de ouro, passei alguns dias em Teresópolis, cidade que fica na região serrana do Rio. Descansei, curti o friozinho gostoso da serra, fiz umas comprinhas, fui a lugares que não conhecia, mesmo já tendo ido à cidade algumas vezes.
 
Um dos lugares que mais gostei de conhecer foi o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, ou PARNASO (abreviatura para nome do parque), que fica a 90 km do Rio de janeiro, tendo a sua principal sede em Teresópolis.
 
Já na entrada do parque, o turista encontra o Centro de Visitantes, onde pode obter informações detalhadas sobre o local, podendo inclusive, assitir a um vídeo que mostra toda a exuberância da Mata Atlântica, além da sua fauna rica e diversificada.

A região conta com uma infra-estrutura muito boa para os que apreciam fazer caminhadas, trilhas e camping. Existem também áreas para piqueniques, cachoeiras e piscinas naturais. Basta uma simples caminhada pelo parque para ficar maravilhado com natureza, que impressiona pelas cores, pelo ar puro, e pelo cenário desenhado por lindas e originais montanhas da região. Aliás, elas são um verdadeiro convite aos amantes do montanhismo.

O parque foi criado em 30 de novembro de 1939, e abrange uma extensa área de 20 mil hectares composta por três sedes: Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. O principal acesso é feito pela BR-116 (Rio-Teresópolis), onde estão situadas duas das três portarias - Teresópolis e Guapimirim - com distâncias de cerca de 10 km entre elas.
 
Mis informações: www.icmbio.gov.br/parnaso
 
Bem, aos que estranharam a minha ausência, devo dizer que estou ótima, renovada com estas pequenas férias. Com saudade dos dias gostosos que passei nesta cidade vizinha de clima tão agradável, mas também feliz por ter feito novas amizades por lá. Aliás, como diria Vinícius: "A gente não faz amigos, reconhece-os"...
E, para comemorar a chegada da primavera, trouxe para casa um pouquinho da natureza; comprei uma linda orquídea phalaenopsis, no Orquidário Aranda.
 
O Orquidário Aranda é um bonito espaço, que conta com um lago e um jardim japonês, e oferece mais de três mil espécies de orquídeas e bromélias. Quem quiser conhecê-lo, é bom se apressar, pois infelizmente, ele vai fechar as portas em novembro próximo, segundo informações locais.  Endereço: Estrada Francisco Smolka, s/nº Bairro Quebra-Frascos / Teresópolis - RJ -  www.aranda.com.br Informações: (21) 2742-0628 / 3641-3231
 
Para os novos amigos: Au revoir! Na Semana Santa estarei de volta. Bisus!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário