terça-feira, 15 de outubro de 2013

Um país se faz com homens e livros...

Monteiro Lobato tem uma frase conhecidíssima que diz: "Um país se faz com homens e livros...", mas o que seria do país sem os bons professores? Livros não educam sozinhos. É necessário que haja interação entre o educador e o aprendiz. A principal tarefa do educador consiste em estimular o conhecimento e facilitar o aprendizado de forma prazerosa aos seus alunos.
 
Educar não apenas transmitir conteúdos, é muito mais do que isso, é um ato de amor. É uma responsabilidade não só dos professores, mas uma tarefa que cabe aos pais, como também a toda sociedade, que transmite seus valores e conhecimentos para as novas gerações.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. "Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda..." Já dizia o educador Paulo Freire.  

A maioria dos pais se preocupam com o mundo que deixarão para seus filhos, mas é importante também pensar em como serão os filhos que deixarão para o mundo... pois, são eles que irão transformá-lo.

Educar não é dar fórmulas exatas, é abrir os caminhos para a experiência maravilhosa de aprender. Mais uma vez, parabéns a todos os mestres do nosso país!
 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário