segunda-feira, 2 de junho de 2014

Dos bastidores à prèt-à-porter

Tidas como capitais da moda, Nova York e Paris estão entre as cidades mais visitadas no mundo. As estatísticas apontam que a maioria dos turistas, inclusive nós brasileiros, viajam não só para visitar museus e conhecer os pontos turísticos, mas , principalmente, para adquirir o que está na moda por lá.

A "cidade luz", que sempre ostentou o status de capital da moda, do luxo, da criação... é também a capital das compras! Coisa que nós adoramos, não é?

Mas é em Milão, capital da moda na Itália, onde tudo acontece em termos de tendências. A grande maioria dos visitantes vão à cidade atrás das novidades. Lojas como Gucci, Dolce & Gabbana e Prada, atraem milhões de turistas na via Montenapoleone. Essas badaladas grifes, que começaram pequenas, depois de alguns anos, conquistaram o mundo e atualmente movimentam milhões de dólares, além de ditarem a moda das passarelas e das ruas de muitas partes do mundo.

Por não ser uma atividade estática, a moda está sempre em ebulição, adaptando-se às transformações da sociedade, mudando o comportamento das pessoas e influenciando diretamente nos veículos de comunicação. A moda também traz consigo uma mensagem. Através dela, mostramos aos outros quem somos, ou aquilo que pretendemos aparentar, seja de modo consciente ou não.  

É nos bastidores do mundo fashion onde tudo acontece. Ao sair para comprar roupas, vamos encontrar à nossa disposição o resultado de muito trabalho dos profissionais envolvidos no processo de pesquisas, criação, confecção e distribuição daquilo que iremos vestir. Até aqueles que dizem não seguir tendências, o fazem mesmo sem sentir.
 


Nesse setor, quem dá as ordens é o profissional de moda, que precisa de muita qualificação para exercer a sua função. De "antena ligada", o estilista capta os diversos estilos das chamadas "tribos urbanas", transformando, muitas vezes, o underground em prèt-à-porter. Mas não é só isso, os comportamentos, as épocas e até mesmo lugares específicos servem de inspiração para esses profissionais, que precisam estar sempre muito bem informados sobre o que acontece no mundo.

Neste segmento, nós aqui no Brasil estamos com a bola toda. Existem diversas faculdades de moda espalhadas pelo país, capacitando milhares de jovens anualmente. Além disso, a moda brasileira tem se tornado conhecida no mundo todo através dos nossos talentos, que conseguem atribuir-lhe um novo conceito, deixando-a com a nossa cara.

A formação acadêmica exige que os estudantes de moda estudem história da arte, história da moda, economia, e administração. Antes de entrarem na faculdade os alunos passam por exame de aptidão, e durante o curso se ocupam de disciplinas como estamparia, modelagem e desenho de moda.

Depois de formados o campo é abrangente, e profissional estará apto a trabalhar com estilismo, gerência de produto, design têxtil, criando tecidos e estampas para os setores de fiação, malharias, tecelagens e estamparias. Pode também atuar na coordenadoria de moda, fotografia e jornalismo de moda e gerência de produto, pesquisando o potencial do mercado e elaborando estratégias de venda.
 
Viram como a moda movimenta diversos setores da economia? Além de dar emprego para milhões de pessoas, ela não se limita somente às roupas, ela está por trás da criação de calçados, jóias e dos acessórios que todos nós usamos.



 

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